Comércio: Recuperação Discreta

De acordo com a Pesquisa de Resultado de Vendas do Natal 2017, realizada pela Fecomércio SC, constatou-se uma recuperação no comércio de Santa Catarina na comparação com os anos anteriores, a retomada da criação de vagas de emprego, a diminuição das restrições ao crédito e a queda na inflação contribuiram para que a variação no faturamento em relação ao Natal de 2016 tivesse alta de 2,1%, com forte elevação do ticket médio (33,1%), passando de R$ 238,44 para R$ 317,33.

A data comemorativa – que representa o período de maior movimentação para o comércio – continua sendo de extrema importância para o comerciante, sendo que este ano trouxe um importante incremento de 26,4% no faturamento das empresas em comparação com os meses de movimentação normal, mostrando um dinamismo inigualável em relação às outras épocas do ano.

Adicionalmente, a pesquisa ainda constatou que 32,3% das empresas contrataram trabalhadores temporários no período, sendo que o número médio dos contratados foi de 3,5. E por fim, a maioria dos pagamentos foi realizada parcelada no cartão de crédito (35,8%). A freqüência de consumidores realizando pesquisa de preço foi considerada alta (43,0%) de acordo com os entrevistados.

Aqui em Rio Negrinho, de acordo com o presidente do Sindilojas – filiado à Fecomércio SC – Aldo Genésio Liebl, as vendas durante o mês de dezembro de 2017 apresentaram um cenário parecido com o do Estado de Santa Catarina. “Em uma enquete realizada junto aos comerciantes obtivemos em sua grande maioria a afirmação de que as vendas foram dentro do esperado ou com algum crescimento. Apesar de alguns segmentos demonstrarem desempenho fraco na primeira quinzena do mes, registramos relatos de comerciantes que esperavam queda no faturamento, no entanto surpreendentemente obtiveram boas vendas nos últimos dias que antecederam o Natal. Isso mostra que com um bom planejamento de negócio e financeiro, investimento em qualificação de profissionais para o atendimento e oferecer produtos de qualidade, traz sim bons resultados para as empresas do comércio de Rio Negrinho”; Afirmou Aldo.