Institucional

Há 40 anos um grupo de 26 empresários, de diferentes ramos de atividade, resolveu que não bastaria somente trabalhar de forma individual e, juntos fundaram uma entidade para apoiar e defender os seus interesses. 

No dia 15 de setembro de 1975, nascia a primeira entidade representativa empresarial de Rio Negrinho partido do ímpeto empreendedor do saudoso comerciante Milton Jorge Zipperer juntamente com os sócios fundadores da entidade. O encontro aconteceu na sede do Park Hotel, em Rio Negrinho.

SÓCIOS FUNDADORES

Affonso Lindner
Casa Meier Ltda
Casa Real Comércio e Indústria
Comercial Arlindo Ltda
Comercial Confiança Ltda
Comercial Eckel Ltda
Comercial Francisco Rückl Ltda
Comercial Marangoni Ltda
Comercial Martincel Ltda
Comercial Miner Ltda
Comercial Neidert Ltda
Comercial Murara Ltda
Comércio e Indústria Olsen Ltda
Comércio e Indústria Rione Ltda
Evaristo Stoeberl
Fernando Elizeu Campos
Hans Haroldo Thieme
Indústria e Comércio Irimar Ltda
Indústria de Móveis Catarinense Ltda
Heinz Lang Mini Loja Ltda
Oficina Mecânica Rio Negrinho Ltda
Organizações Marbú Ltda
Paulo Beckert e Cia Ltda
Rückl & Schmidt Ltda
Tipografia São Carlos Ltda
Quitanda e Peixaria Ivamar Ltda

O primeiro grande desafio a se vencer: Estabelecer horários fixos de abertura e fechamento do comércio, naquela época, parecia se limitar as necessidades dos associados, mas logo se percebeu que as ações da entidade ressoavam em toda a cidade contribuindo com o fortalecimento da economia local por meio do consumo e geração de emprego e renda.

Em 1976, foi lavrado o primeiro estatuto do então Clube de Diretores Lojistas. E no ano de 1987 a Câmara de Dirigentes Lojistas recebeu o título de Utilidade Pública Municipal.

Em outubro de 1994 a entidade passou a denominar-se Câmara de Dirigentes Lojistas, e em 1996, colaborou na formação do Sindicato do Comércio Varejista em nossa cidade e no mês de fevereiro de 2000, a CDL teve uma de suas maiores conquistas, a aquisição da sede própria onde abriga até hoje a sede administrativa e auditório para reuniões e eventos. 

No decorrer de suas quatro décadas, a CDL desenvolveu e colaborou com ações para beneficiar a comunidade. A exemplo o Pedágio do brinquedo que contou com a arrecadação de Brinquedos, roupas e alimentos para famílias carentes, e o Bingão pró-construção do novo hospital que  reuniu milhares de pessoas no centro cívico.

Destaque para doação de alimentos, Formação de turmas do jovem aprendiz, Conscientização Ambiental através da campanha de sacolas recicláveis, Recicla CDL, Recolhimento de Lâmpadas Fluorescentes e o Recicla CDL na Escola, Apoio às Instituições e Clubes de Serviço, como Conseg, Rotary Rio Negrinho Cimo, APAE, Rede Feminina, Lions, Arterine, Escoteiros, JCI e Fundação Hospitalar Rio Negrinho.

A responsabilidade de gerir um negócio e ser um líder para conquistar bons resultados implica em buscar conhecimento sempre. Para tanto, a CDL promove constantemente Cursos, Palestras e Debates, participações em Convenções Estaduais e Nacionais, além de Visitas à empresas multinacionais e à Feiras de diversos segmentos. Com essa iniciativa, a entidade propicia uma melhor expansão nos negócios realizados pelos comerciantes da nossa cidade.

A CDL Idealizou eventos para fomentar a economia e movimentar o turismo de nossa cidade, como a Feinco – Feira da Indústria, Comércio e Serviços de Rio Negrinho, que tornou-se a Maior Feira Multissetorial do Planalto Norte Catarinense, além do Mercado do Papai Noel, o Queima Tudo e o Liquida Rio Negrinho.

A CDL incentiva a decoração das lojas em épocas especiais de nossa cidade através de concursos de decorações de vitrines e promoções voltadas ao consumidor visando a valorização do comércio local, com sorteio de prêmios, como automóveis, terreno, eletrodomésticos entre outros.

Nossa entidade foi reconhecida como de Utilidade Pública Estadual no ano de 2011. Um reconhecimento a todos os serviços prestados ao comércio e à comunidade.

A CDL de Rio Negrinho idealizou em 2005, o Curso Superior de Gestão de Negócios, voltado exclusivamente para o comércio, formando vários profissionais que hoje atuam com excelência em vários setores da nossa economia.

Destaca-se agindo na defesa do associado através do acompanhamento dos trâmites legislativos, bem como na participação de criação e melhoramento de leis e decretos municipais que beneficiam o comércio, tais como feiras itinerantes, ambulantes e pressionando o legislativo para arquivamento de leis que prejudicariam o comércio como por exemplo da lei de proibição do uso de sacolas plásticas no comércio.

A CDL de Rio Negrinho desenvolve ações ambientais como o Recicla CDL que ja retirou do meio ambiente mais de 20 toneladas de lixo eletrônico e mais de 10 mil lâmpadas fluorescentes. Além da conscientização das crianças através do Recicla CDL na Escola e o Plantio de árvores.

As reuniões plenárias da CDL são exemplo em todo o estado pelo número de lojistas participantes e interessados no desenvolvimento comum e no associativismo.

Reuniões Plenárias na Volta Grande, buscando várias conquistas para a localidade, por exemplo, a entrega domiciliar de correspondências e o Código de Endereçamento Postal próprio para a localidade.

Integração entre os associados e colaboradores através dos Jogos da Integração e a Festiva do Comércio.

Para marcar os 40 anos, a entidade desenvolveu várias ações, como a criação do Programa de Desenvolvimento Profissional, que em parceria com a prefeitura municipal capacitará até março de 2016 mais de 500 pessoas gratuitamente. Pintura da Fachada e coquetel de inauguração da Rede Feminina. Troca do mobiliário do setor de Raio X e Reforma do Pronto Socorro da Fundação Hospitalar.

A CDL oferece vários serviços aos associados e é destaque em Santa Catarina na emissão de Certificado Digital e o Cartão CDL + Vantagens que beneficia tanto o associado quanto o seu colaborador.

Ao chegar aos 45 anos de vitórias, Câmara de Dirigentes Lojistas de Rio Negrinho homenageia os homens e mulheres que fizeram parte desta história de sucesso.   Pessoas que com a força do associativismo, sempre baseados na ética e no trabalho, fizeram da CDL de Rio Negrinho uma entidade de prestígio,  representando a classe lojista empresarial, crescendo e destacando seu papel no desenvolvimento do nosso município.