Notícias

1ª Edição do Recicla CDL

Eletrônicos  em desuso não podem ser descartados sem critério porque são tóxicos e trazem riscos à saúde e ao meio ambiente, sendo sua destinação correta prevista em lei. Quando é descartado de maneira incorreta, os eletrônicos podem trazer muitos riscos, pois contêm  metais tóxicos, que podem causar doenças.

Esses materiais podem também gerar um ciclo de contaminação do solo e do lençol freático, chegando ao consumidor final pela água. Um computador comum tem cerca de 18% de  chumbo, cádmio, berílio e mercúrio, que são metais tóxicos. O chumbo, por exemplo, é prejudicial ao cérebro e ao sistema nervoso.

Além de garantir uma quantidade menor de lixo para o meio ambiente absorver, a reciclagem desse tipo de resíduo gera emprego e renda para muitas pessoas em muitas comunidades.

Foi buscando diminuir o número de materiais descartadas incorretamente e conscientizar a população que aconteceu no último sábado (17/03) a primeira edição de 2017 do Recicla CDL no estacionamento da Cofermaco.

Esse ano o programa vem com uma novidade: o apoio da E.E.B. Jorge Zipperer no recolhimento dos eletrônicos. Uma turma do Ensino Médio ficou responsável por ajudar a divulgar os dias de coleta na Escola e trabalhará, com o apoio de uma professora, o tema durante o ano.

No dia 17 também foram coletados lâmpadas fluorescentes que já não tinham mais uso. A destinação correta dessas lâmpadas é de extrema importância, pois contém em sua composição mercúrio metálico (Hg) que permite a transformação da energia elétrica em luz. Caso o produto se quebre, o vapor desse metal pesado é liberado no ar e, além de contaminar o meio ambiente, se inalado, pode causar febre, tremor, sonolência, dor de cabeça e náusea. Se houver contato mais prolongado com a substância, ela pode afetar os rins, o fígado, os pulmões e o cérebro.

No recolhimento das lâmpadas foram cobrados R$ 0,60 por cada lâmpada, valor esse destinado para cobrir os custos da separação dos componentes das mesmas, a qual necessita passar por três filtros diferentes.

Ao todo foram destinados corretamente 900kg de lixo eletrônico e 839 lâmpadas. Um agradecimento especial aos apoiadores deste evento: Corpo de Bombeiros Militares voluntários, Polícia Militar, Prefeitura Municipal, Jornal do Povo, Jornal Perfil, Informat Computadores, CJ Treml, Cofermaco, Terra Nova Ambiental e SBS Reciclagem.

 

 

Notícias
  • Recicla CDL

    Continue lendo Clique e leia
  • RECICLA CDL

    Continue lendo Clique e leia
  • Premiação do Recicla CDL nas Escolas

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais