Notícias

Clube de Ciências Gralha Azul

Nos dias de hoje espera-se que a escola forme alunos-cidadãos, conscientes e críticos, preparando-os para agirem com cidadania e interferindo ativamente em sua comunidade. Assim, faz-se necessário um espaço para discussão, estudo e debate da ciência, afastado da rigidez da sala de aula.

Buscando contribuir com esse cenário, foi implantado no segundo semestre desse ano o Clube de Ciências do SESC na EMEB Profª Adélia da Luz Souza, onde foram desenvolvidas atividades como o show da Física Extraordinário com o Profº Dr. Robson Denke. O Clube foi implantado com o auxílio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Rio Negrinho – CDL e do Sindicato do Comércio Varejista – Sindilojas, com o auxílio da Bióloga Emanoele C. D. Todorovski, tendo a professora Carla Grosskof como desenvolvedora do projeto na escola.

O nome do Clube – Gralha Azul foi escolhido pelos próprios alunos democraticamente, que realizaram um estudo mais aprofundado sobre a Gralha Azul e sua importância para o ecossistema onde a escola está inserida. “As atividades do Clube de Ciências movimentam a escola e despertam o interesse das crianças pela investigação e busca pelo conhecimento científico, relacionando conteúdos estudados na sala de aula com fenômenos do nosso dia-a-dia. Muito relevante a experiência que tivemos neste semestre com a implantação do Clube em nossa Unidade. Os estudantes mostraram-se animados e envolvidos com a proposta”, relatou Carla.

Nesse mês foi realizado a entrega das camisetas do Clube para todas as crianças. Como a escola não estará mais em atividade no próximo ano, será averiguada a possibilidade de dar continuidade do projeto na escola para a qual as crianças serão transferidas. “Nós apenas contribuímos no início do projeto. Quem dará continuidade e fará com que o projeto floresça será o professor que ficará responsável em desenvolver as atividades na escola”, frisou Emanoele.

“O que enriquece o Clube de Ciências é a possibilidade de troca de experiências e pontos de vista entre os alunos, estimular a socialização, a liderança, a responsabilidade, o compromisso e o espírito em equipe”, destacou Aldo Genésio Liebl, presidente da CDL

Notícias
  • Recicla CDL

    Continue lendo Clique e leia
  • RECICLA CDL

    Continue lendo Clique e leia
  • Premiação do Recicla CDL nas Escolas

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais